quinta-feira, junho 25, 2009

Pisarei i fasò

3 Comments

Oi pessoas,

Hoje trago para vcs uma das receitas que fiz no curso e que mais me surpreenderam. Isso por que quando vi a receita de massa com feijão e molho de tomate, não levei muita fé de que isso daria certo. Pq como boa brasileira que sou, vejo que feijão deve ser com aquele caldinho, gostinho de louro e claro acompanhado de arroz e não de massa... hhhahaha... mas dei meu braço à torcer depois que experimentei... é muuuuuuuuuuito bom!!!! Eu recomendo demais...





Pisarei e fasò

Massa com feijão

Porção: 10 pessoas
Ingredientes:
2 latas de tomates pelados
300g de farinha de trigo
5 conchas de feijão rajado cozido (sem caldo)
80g de queijo parmesão (normalmente se usa o grana padano)
3 colheres de sopa de farinha de rosca
50g de toucinho
1 cebola grande
3 galhos de manjericão
5 ramos de salsa
5 dentes de alho
300ml de água
150ml de azeite extravirgem
Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:
Molho: em um processador coloque o toucinho, o alho, a salsinha e a cebola (esse processo se chama 'battuto' e normalmente é picado com a faca). Feito isso, refogue com azeite. Adicione o feijão e refogue mais um pouco até que ele tenha absorvido o sabor do 'battuto'. Passe os tomates pelados por uma peneira e em seguida adicione ao feijão. Logo depois, adicione o manjericão, sal e pimenta. Deixe conzinhar por mais 20min em fogo baixo.

Massa: junte a farinha de trigo e a de rosca sobre uma bancada limpa. Adicione 300ml de água quente e amasse. Siga o mesmo procedimento que é feito para o pão, faça o buraco no mei da massa e vá acrescentando a água e mexendo.
Separe pequenos pedaços da massa e enrole sobre a mesa de modo a formar cilindros com aproximadamente meio centímetro de diametro. Corte esses cilindros em pequenos discos de pouco mais que 1cm de de largura e com o polegar tente formar pequenas conchas com esses discos.
Essa massa se chama 'Pisarei'.
Cozinhe-os em água salgada. Leva mais ou menos 5min para ficarem prontos. Eles sobem a superfície da panela quando estão prontos.
Quando pronta, escorra a massa e coloque na panela do molho. Sirva com queijo parmesão ralado e decore com folhas de manjericão.


quarta-feira, junho 24, 2009

Bocconcini di coniglio in peperonata

2 Comments


Bocconcini di coniglio in peperonata
Cozido de coelho com pimentão

Porção: 10 pessoas
Ingredientes:
Coelho inteiro sem osso
½ pote de manteiga
4 folhas de louro
6 galhos de alecrim fresco
½ litro de caldo de legumes
250ml de vinagre de vinho branco
8 pimentões verdes
6 filés de anchovas
4 dendes de alho
100ml de Azeite extravirgem
Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:
Corte o coelho em cubos como os da foto. Pique as folhas de alecrim finamente. Aqueça uma frigideira com a manteiga e refogue o alecrim rapidamente, em seguida adicione os pedaços de coelho e as folhas de louro.
Doure a carne, sempre em fogo baixo e deixe cozinhar, molhando com o caldo sempre que a frigideira estiver secando. Lave as anchovas em água corrente para que elas percam o sal e leve ao fogo com azeite para desmanchá-las, quando estiverem dissolvidas, junte os pimentões que devem ser cortados em tiras finas e os dentes de alho amassados. Espere refogar e adicione o vinagre, deixando evaporar para perder um pouco da acidez. Em seguida, elimine o alho e junte tudo ao coelho quando ele estiver cozido.

terça-feira, junho 23, 2009

Imagem da semana...

3 Comments


"O fogão dos meus sonhos!!!"

segunda-feira, junho 22, 2009

À procura do moedor perfeito...

1 Comments

Se tem uma coisa que eu não consigo mais viver sem é moedor de pimenta. Comprei um da marca Chelli, desses novos que vendem a pimenta dentro do potinho de vidro e a tampa do potinho na realidade é um moedor... não gostei muito, a pimenta não é totalmente moída, ficam pedaços grandes de pimenta nos alimentos que vou temperar. Daí, decidi pesquisar alguns modelos na internet e verificar os preços tbm... nossa, como são caros, nem postei os preços, como fiz com os medidores, para vcs não terem um ataque cardíaco...

Mas vejam as belezas que eu encontrei:

domingo, junho 21, 2009

Insalata di riso classica all'italiana

2 Comments


Insalata di riso classica all'italiana
Salada de arroz clássica à italiana
Porção: 10 pessoas
Ingredientes:
700g de arroz
1 lata de atum conservado em óleo
6 fatias de presunto cru
1 talo grande de aipo
10 un de champignon em conserva
6 colheres de sopa de ervilha (aquelas congeladas ficam melhores)
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (não use daqueles que vem em saquinho)
3 un de pepino em conserva
2 un de cenoura
3 ramos de salsa
5 azeitonas verdes
Azeite extravirgem a gosto
Sal e pimenta a gosto



Modo de preparo:
Cozinhe arroz como de costume e deixo-o esfriar completamente. Corte todos os ingredientes em cubinhos bem pequenos. Cozinhe a cenoura e a ervilha de modo que fiquem ao dente. Escorra o líquido do atum e esmague com um garfo. Misture todos os ingredientes em um recipiente e tempere com sal, pimenta e o azeite. Uma ótima idéia é acrescentar suco de meio limão à esse preparo. Fica realmente delicioso.
Sirva frio como entrada.

Beijos

sábado, junho 20, 2009

Salada à minha moda...

1 Comments

Desde que voltei para casa tenho feito várias coisinhas gostosas para o meu bem... ele estava super ansioso com isso... tbm pudera, eu passei 4 meses morando em hotel com poucas possibilidades de fazer uma comidinha gostosa para o meu maridinho... mas agora, todo dia eu tenho uma novidade pra ele... e como ele gosta de comer, e eleogia, e aponta correções, e elogia, e pede a Deus para não ser gordo, e elogia... "Quem é que não desejava ter um maridinho assim? A sorte não é pra todas talvez seja só pra mim!!!!"

Essa semana fiz essa salada e a apilidei de Salada Ômega, por conta do abacate que tem Ômega 3 na sua composição e quando consumido na quantidade ideal é responsável pela diminuição das taxas de colesterol LDL e dos triglicerídeos. Legal né???

Segue então a receitinha para vcs:



Salada Ômega

Porção: 2 pessoas
Ingredientes:
4 batatas novas (daquelas miudinhas)


¼ de abacate
1 colher de sopa de suco de limão
½ tomate
1 ramo de salsa
1 ramo de cebolinha
Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:
Cozinhe as batatas novas até ficarem ao dente, essas batatas normalmente cozinham mais devagar que a inglesa. Corte-as em quatro partes iguais.
Corte o abacate e o tomate em cubos pequenos.
Pique a salsa e a cebolinha.
Tempere a salada com sal, pimenta do reino, suco de limão e azeite. Se for adepta a comida picante um toque de páprica cairia bem tbm.

Beijos

sexta-feira, junho 19, 2009

Como conservar ervas...

1 Comments

Gente,

Vejam só o meu desespero... sempre comprei ervas aki pra casa, mas sempre estragava tbm. Pq somo só eu e meu bem né??? Aí aquela montueira de ervas que eu comprava acabava estragando pq não tinha como usar tudo...

Mas...

Durante o curso de Chef observei uma coisa, dificilmente as ervas eram perdidas e eu pensava que era por conta da quantidade que tinhamos que usar e tal...

Na verdade não era...

Lá na Escola de Gastronomia ICIF as ervas são guardadas em câmara fria - muito fria, diga-se de passagem - e as ervas não queimavam, não murchavam e nem estragavam... eu descobri então que isso acontecia devido ao método rudimentar (rs) de se enrolar as ervas em pequenos maços com uma folha de papel toalha e guardá-las em vasilhas de plástico que tenham uma certa altura e permitam que a vasilha fique "arejada" sem deixá-la úmida...

Resolvi testar aki em casa e o resultado foi muito bom, tem praticamente 2 semanas que eu comprei as ervas e elas ainda estão em perfeito estado... só uma coisa deve ser feita para que elas durem um pouquinho mais... trocar as folhas de papel toalha assim que elas ficarem úmidas demais...

Se na sua casa tiver aquele aparelhinho que seca folhas, passe as ervas por ele antes de enrolar... fica perfeito!!!!

Vejam o passo a passo do tomilho:

 
As fotos não estão tão boas por conta da luz aki de casa que não é lá essas coisas!!!!! Peço desculpas...
Beijos e até a próxima

quinta-feira, junho 18, 2009

Torta di gianduja

1 Comments


Torta di gianguja
Torta de chocolate e avelã
Porção: 10 pessoas
Ingredientes:
8 un de ovo
200g de açúcar refinado
200g de farinha de trigo para confeitaria
100g de cacau em pó
400g de gianduja (pasta feita de chocolate amargo e avelã - se quiser pode usar Nutela)
400ml de leite
25ml de licor de cacau



Modo de preparo:
Na batedeira coloque os ovos, o cacau e o açúcar e bata até obter um composto homogêneo. Em seguida, adicione a gianduja, o leite e o licor de cacau, por último, incorpore delicamente a farinha aos poucos. Despeje em uma forma untada ou de silicone e asse à 160°C por aproximadamente 25min. 
Se quiser deixar a sua tortinha mais "chique", asse as avelãs, para facilitar a retirada da casca, pique grosseiramente e misture na massa no final do preparo.

As tortas e bolos Italianos geralmente são secos e duros, por isso, são utilizados cremes para conferir umidade a esses doces... portanto... façam aquele Zabaione que está no post anterior.

beijos,

quarta-feira, junho 17, 2009

Zabaione

3 Comments

 
Como tinha prometido no post anterior, segue hoje a receita do Zabaione, creme delicioso que combina perfeitamente com o Strudel e com outros doces italianos!!!!
Zabaione
Porção: 10 pessoas
Ingredientes:
100g de açúcar cristal
5 un de gema de ovo
200ml de espumante moscatel seco


Modo de preparo:
Coloque em um recipiente de inox as gemas juntamente com o açúcar. Bata com um fouet até formar um composto espumoso e bem claro. Acrescente o espumante e misture bem. Feito isso, coloque o recipiente em banho-maria e continue batendo até engrossar e dobrar de volume.
Está pronto.

Vc pode dispor em tacinhas e gelar até que fiquem firmes ou pode usar cobrindo outros doces como o Strudel.

Beijos e até a próxima.

terça-feira, junho 16, 2009

Strudel di mele

2 Comments

Strudel di mele
Strudel de maçã

Porção: 10 pessoas
Ingredientes:
2000g de maçã verde
150g de manteiga
150g de farinha de rosca
100g de açúcar cristal
50g de pinoli
50g de uva passa branca
50g de açúcar de confeiteiro
30g de casca de limão ralada (6 limões)
Canela e cravo em pó a gosto

Para a massa:
400g de farinha de trigo para confeitaria
150ml de água mineral
30ml de azeite
1un ovo
Sal a gosto


Modo de preparo:
Massa: peneire a farinha sobre uma bancada, forme um montinho e abra um espaço como se fosse um vulcão. No centro desse espaço que vc abriu coloque o ovo e o sal, misture levemente e vá adicionando a água aos poucos mexendo a massa sempre. Ao finalizar a água, amasse tudo energicamente até obter uma passa lisa, elástica, mas que não seja muito consistente (dura). Envolva-a em papel manteiga e deixe-a descansar por pelo menos meia hora. 
Enquanto a massa descansa:
- Hidrate a uva passa com água ou se tiver rum ou algo do tipo pode usar tbm.
- Derreta a manteiga em banho-maria.
- Retire o miolo das maçãs e corte-as em fatias finas.




Estique a massa com um rolo até deixá-la fina como uma folha de papel. Feito isso, pincele a massa com a manteiga derretida ainda morna. Polvilhe a farinha de rosca de modo que fique sobre uma faixa de 10cm de largura da massa. Posicione as fatias de maçã como se fossem escamas. Adicione a uva passa e os pinolis que devem ser levemente torrados. O açúcar de confeiteiro deve ser misturado com o cravo e a canela em pó e depois peneirado sobre o recheio.
Enrole o strudel de modo que a massa passe várias vezes por cima dela mesma formando uma espécie de mil folhas.
Coloque-o em uma assadeira antiaderente ou sobre papel manteiga em uma assadeira comum. Pincele mais uma vez a massa.
Asse em forno pré-aquecido a 200-220°C, por aproximadamente 30min.
Quando retirar do forno espere esfriar um pouco e peneire açúcar de confeiteiro sobre a massa.
Pode ser ervido frio ou assim que sair do forno.

Uma receita de Zabaione combina muito bem com essa sobremesa... aguardem!!!!!

segunda-feira, junho 15, 2009

Suprema di pollo con pomodoro

1 Comments





Suprema di pollo alla moda di Apiro con pomodoro e cipolla all'agro
Suprema de frango à moda de Apiro com tomate e cebola
Porção: 10 pessoas
Ingredientes:
1200g de peito de frango (o corte suprema é aquele que mantém parte do osso da asa, como mostra a imagem)
1500g de tomates maduros
30g de sálvia
35g de açúcar cristal
50g de azeitonas pretas
250g de cebola roxa
100ml de vinagre de framboesa
200ml de vinagre de vinho tinto
500g de farinha de rosca
3 galhos de tomilho fresco
10g de orégano fresco
Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:
Desfolhe a sálvia e o orégano e pique-os juntamente as azeitonas que devem ser descaroçadas. Peneire a farinha de rosca e acrescente-a aos ingredientes que foram picados. Corrija de sal e pimenta e pingue um pouco de azeite.
Limpe os peitos e tempere com sal e pimenta. Passe azeite ligeiramente em cada peito e coloque-os na mistura de farinha de rosca aromatizada de modo que fique bem empanado. Se conseguir, faça um corte raso no peito para formar um bolso e recheie com a farinha de rosca tbm. Utilize pouco óleo para a fritura, sem deixar os pedaços de peito totalmente mergulhados na gordura. Pode-se utilizar tbm a manteiga clarificada.
Corte a cebola e o tomate em cubos pequenos. O tomate deve ser sem pele e sem sementes.
Em uma panela coloque água em quantidade suficiente para cobrir as cebolas. Nessa água deve ser colocado o vinagre de vinho tinto. Espere a água ferver para eliminar um pouco da acidez do vinagre e adicione as cebolas. Espere 5 min e retire as cebolas com uma peneira.
Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga (clarificada ou não) juntamente com o açúcar e deixe caramelar, junte a cebola e adicione o vinagre de framboesa, deixe reduzir para perder um pouco da acidez.
Junte os tomates e deixe cozinhar por 5 min. Durante esse processo vc pode utilizar o tomilho para dar sabor ao preparo.
Sirva com batatas coradas. Abobrinhas tbm ficam bem com esse prato.

Esse prato é tudo bom... e não se preocupe, o vinagre de framboesa é super fácil de encontrar. Essa semana sai para comprar e achei em dois lugares. No La Palma e no Pão de Açúcar. É claro que no La Palma tem de marcas diversas e com preço um pouquinho mais baixo que o Pão de Açúcar.


Beijos queridas...

sábado, junho 13, 2009

Mascarpone

2 Comments

Olá queridas,

Já estou em Brasília. A formartura do curso de chef foi maravilhosa e estou muito feliz com tudo que conquistei nesse 4 meses longe de casa.

Chegando a Brasília fui direto ao La Palma da 413 sul morrendo de curiosidade a respeito dos produtos que encontraria por lá!!!! Acabei encontrando o queijo mascarpone da marca Finabel, o potinho com 500g custa R$29,00. Fiquei fascinada com a possibilidade de fazer o Tiramisú em casa... vai ser demais!!!!

Semana que vem mais novidades por aqui!!!!!

beijos