quarta-feira, outubro 28, 2009

Uma receitinha que fiz em Manaus

3 Comments

Quando estive em Manaus, em Agosto e Setembro, fiz dois jantares para aproximadamente 16 pessoas. Na primeira ocasião, aniversário da minha vozinha, dia 10 de Agosto, servi como segundo prato Qualie con il risotto, que é um prato tradicional da culinária italiana da região de Marche, mas, claro, que mudei algumas coisinhas. Segue abaixo então a receita.

 






Qualie con il risotto
Porção: 16 pessoas
Ingredientes:
16 codornas
16 fatias de presunto de parma ou presunto cru
300ml de vinho branco seco
70g de echalotes (aquelas cebolas miudinhas)
1 pacotinho de cogumelo porcini seco
Azeite de oliva extravirgem para untar a forma
700g de arroz carnaroli
300g de manteiga
150g de queijo parmesão (grana padano)
3l de caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Tempere as codornas com sal e pimenta, envolva com um presunto e amarre com um barbante. Unte uma forma com azeite e posicione as codornas na assadeira. Descasque as echalotes e corte em quatro, distribua sobre as codornas. Em uma panela, esquente um pouco de água e coloque os cogumelos para hidratar, quando a água já estiver bem escura e os cogumelos bem molinhos, reserve a água e corte os cogumelos em pedacinhos e distribua sobre a codorna e regue com a água da hidratação. Por fim, acrescente o vinho branco seco. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Se quiser dar um brilho especial às suas codornas coloque um pedaço pesqueno de manteiga gelada sobre cada uma delas, na metade do tempo de cozimento. Para o risotto, toste o arroz levemente com um pedaço de manteiga, feito isso, vá acrescentando aos poucos o líquido e mechendo constantemente para que o arroz solte o amido. Acrescente caldo, conforme ele evapora. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga, uma colhereda do líquido que restou no funda da assadeira da codorna e o queijo ralado, mexa com movimentos regulares para a manteiga e o queijo sejam incorporados ao preparo. Seu jantar especial está pronto... Ah! não esqueça de corrigir o sal no fim do preparo!



É comum as pessoas rechearem aves, a modificação  que fiz na receita é que preparei uma mistura de farinha de rosca, tomilho, sal, pimenta e manteiga e recheei cada uma das codornas. Ficou excelente o sabor.

beijos

terça-feira, outubro 27, 2009

Fondue rapidinho

2 Comments

Olá pessoal,
Agradeço muitíssimo os votos de melhoras. Já me sinto um pouco melhor, dia 06/11 terei o resultado dos últimos exames que fiz e se Deus quiser estarei curada. Muito obrigada mesmo pelo carinho!
Arrisquei fazer um fondue esses dias, mas com uma receita dos meus tempos de "não-Chef", pois como não posso me esforçar tanto optei pela praticidade do industrializado. Claro que foi tudo à minha moda...


Fondue rapidinho à minha moda

Porção: 4 pessoas
Ingredientes:
1 pão italiano médio
2 colheres de sopa de creme de cebola
3 colheres de sopa de creme de queijo
2 xícaras de leite
1 dente de alho
Queijo parmesão
2 colheres de sopa de azeite
Sal, noz moscada e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Corte a tampa do pão italiano e retire parte do miolo (deixe um pouco do miolo no fundo pq isso faz toda a diferenção quando o fondue está acabando e sobra só aquele miolo de pão cremosinho no fundo). A tampa que foi retirada e o miolo servem como petisco para molhar o fondue. Preparando o fondue agora. Em uma panela, coloque azeite e o alho bem picadinho. Feito isso, apague o fogo e acrescente o leite e os dois cremes. Mexa com um fouet até que o creme se dissolva totalmente no leite. Ligue o fogo novamente e mexa até engrossar. Atenção! Não vai ficar muito grosso. Caso fique, acrescente mais leite. Quando estiver no ponto, tempere com sal, pimenta e a noz moscara e acrescente o queijo parmesão ralado na hora, aproximadamente 1/2 xícara. Mexa mais um pouco e está pronto. Coloque dentro do pão italiano, cubra o fondue com mais 1/2 xícara de parmesão e eve ao forno para gratinar. Se a beirada do pão queimar, como na foto, não tem problema, o sabor do fondue não será alterado. Eu reguei com azeite para que as bordas do pão ficassem crocantes e gostosas, mas é opcional!


No curso de Chef de cozinha que fiz aprendi o básico da culinária italiana e lá a receita de Fondue, para os italianos Fonduta, é a mais simples que já conheci, no entanto o tippo de queijo usado é difícil de ser encontrado aqui no Brasil. Caso encontre, vale a pena conprar. O nome do queijo é Bettelmatt e a receita é muito simples. Para 6 pessoas, ferva 750ml de leite e antes que ele suba acrescente o queijo cortado em cubinhos e mexa até que ele derreta completamente. Corrija o sal e a pimenta (se quiser) e está pronto. Fantástico né???

Beijos enormes para vcs!!!




quinta-feira, outubro 22, 2009

Em busca de um bule

4 Comments



 Gente, estou louca para comprar um bule, mas ainda não encontrei um que realmente eu em apaixone. Fiz uma listinha básica das imagens que mais me agradaram na net e de algumas que fariam par perfeito com o meu fututro bule...




E o que faria par perfeito?






segunda-feira, outubro 19, 2009

Desabafo + receitinha de consolo

6 Comments

Oi pessoas, venho hoje aqui expressar oq estou sentindo ultimamente... minha vida anda meio tumultuada, estou muito doente, oq parecia ser apenas uma anemia se transformou em algo mais sério q tem me impedido de sair de casa com mais frequencia, de procurar um emprego, até cozinhar tem se tornado uma tarefa muito difícil e é uma das coisas que mais amo fazer. Passo os dias muito cansada e tenho sentido uma tristeza tão grande. Ultimamente tenho procurado fazer mais trabalhos manuais que me permitam ficar sentadinha sem me movimentar tanto. Então, descobri o patchwork e estou ficando bem feliz com isso, já fiz algumas coisas aqui pra casa, mas ainda não tenho máquina de costura, comprei uma no Mercado Livre mas ainda não chegou. Por enquanto tenho atualizado mais frequentemente o Na casa dela e aqui tenho deixado um pouco de lado as receitas pq não tenho como fazê-las ultimamente.

No entanto, dei uma olhadinha nas minhas fotos e encontrei a Salada Contraste que havia prometido postar tem um tempinho. Essa salada é de autoria do Chef Felipe Scheadler do restaurante Di Fiori de Manaus. Ele foi meu colega de curso no ICIF.

Segue então a receitinha:




Salada Contraste



Porção:6 pessoas


Ingredientes:

1 pé de alface americana
2 colheres de sopa de vinagre de framboesa
6 colheres de sopa de azeite
18 un de morango
Queijo parmesão
Sal e pimenta-do-reino a gosto







Modo de preparo:
Lave os morangos em água corrente, corte em quartos e reserve. Desfolhe a alface americana e higienize. Rale o parmesão em lascas. Para fazer o molho de framboesa, coloque em uma vasilha pequena, redonda de preferência, o vinagre, o azeite, sal e pimenta e bata com um batedor de mão (fouet). Em uma saladeira, misture os ingredientes e o molho. Sirva como na foto. 


O querido Jemie Oliver publicou uma salada parecida com essa, só que na dele tinha presunto de parma. Em outra ocasião, aqui em casa, eu fiz essa mesma receita com chips de presunto de parma. Muito simples de fazer, em uma assadeira disponha fatias de presunto de parma e coloque para assar em forno pré-aquecido por tempo suficiente para ficar crocante. Muito cuidado para não queimar, pois fica amargo. Enjoy!!!





quinta-feira, outubro 15, 2009

Eu quero 2

1 Comments

Acho que vcs já sabem q sou viciada em Coca-Cola, esses dias mesmo comprei uma tigelinha da coca-cola muito linda lá na Tok Stok.




Mas olha oq eu descobri andando pelo google. A Coca-Cola se uniu a estilistas e criou algumas garrafinhas perfeitas.


Fendi



Moschino



Versace

Imagens via: Futricô

segunda-feira, outubro 12, 2009

Eu quero

2 Comments

Imagina poder cortar todos os legumes com rapidez sem ter a chance de se cortar... pois é.



Eu já falei que eu odeio o Bill (Williams-Sonoma)????

domingo, outubro 11, 2009

Bico de confeiteiro

1 Comments


Certa vez, quando eu era pequena, vendo minha tia confeitar bolo com saco de confeiteiro e todos aqueles bicos mágicos, pensei: - Nossa, que legal isso!!!
Aí eu cresci e sempre pedia pra minha mãe comprar um pra mim, mas ela nunca comprou...
Depois eu fiz o curso de Chef e essa vontade só cresceu e um belo dia navegando no site da Williams-Sonoma me deparei com essa versão moderna daquele bico da minha tia. Fiquei encatada... mas como o tio Bill não tem aqui no Brasil, fiquei só na vontade...


Mas, um dia, fazendo compras no Carrefour encontro essa versão pobrinha e muito mais em conta do tal saco de confeiteiro high-tech. Custou só R$2,99. Pasmem. Mas foi só isso mesmo!!!!! Fiquei chocada qdo vi e mais chocada ainda quando cheguei em casa e fui testar... ele funcionou direitinho... amei!!!!




sábado, outubro 10, 2009

Muito simples

0 Comments







Conchilglie de cogumelos



Porção: 4 pessoas


Ingredientes:

3 un de conchille
4 colheres de sopa de creme de leite
1 dente de alho
1 un de Shitake
3 un de Cogumelo Paris
Azeite de oliva extravirgem
Queijo parmesão
Sal, noz moscada e pimenta-do-reino a gosto





Modo de preparo:
Cozinhe o Conchille em uma panela com água e sal até ficar ao dente. Enquanto isso, corte os cogumelos e o dente de alho em lâminas finas. Refogue o alho no azeite juntamente com os cogumelos, espere diminuir de volume, apague o fogo e tempere com sal e pimenta e adicione o creme de leite. Verifique o cozimento da massa. Escorra. Em um refretário pequeno untado com azeite, disponha a massa e recheie uma a uma. Feito isso, já no refratário, rale o queijo parmesão e jogue um fio de azeite em cada um. Leve ao forno até que derreta o queijo. 


O meu, que está na foto, nem ficou com tanto queijo pq como vcs viram na receita do Jamie Oliver que fiz, eu não tinha parmesão pq o restinho que tinha usei nesse prato. Que, diga-se de passagem, foi servido para um amigo Europeu que estava hospedado na casa da minha sogra. foi uma pequena recepção que fiz aqui em casa para 6 pessoas. Servi de entrada uma salada chamada Contraste que foi criada por um amigo meu do curso de Gastronomia, em breve vcs a conhecerão. De primeiro prato, foi esse Conchille de Cogumelos. Já o prato principal foi filé mignon ao molho de mostarda e legumes assados com perfume de limão siciliano. A sobremesa não foi muito elaborada, servi queijo brie com geléias diversas. Foi um sucesso!



sexta-feira, outubro 09, 2009

Promoção Nestlé

0 Comments


A Nestlé está com uma promoção em que vc concorre a 7mil reais em barras de ouro... achei fantástica... veja como participar:




E os prêmios:






Eu vou correndo ver os meus produtos Nestlé... será q ganhei alguma coisa????


beijos

quinta-feira, outubro 08, 2009

Batata sautè

2 Comments



Batata sautè


Porção: 4 pessoas
Ingredientes:
6 batatas tipo bola/nova
1 dente de alho
1 colher de chá de pimenta rosa
3 a 4 galhinhos de salsa
Azeite de oliva extravirgem para saltear
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:
Lave e corte as batatas em quatro partes. Cozinhe em água com sal até que fiquem ao dente. Enquanto isso, pique o alho em pedaços bem pequenos, assim como as folhas de salsa. Quando as batatas estiverem ao dente, aqueça uma panela com azeite e refogue o alho, espere começar a dourar e adicione a batata. Mexa, de modo que a casca da batata fique levemente crocante. Corrija o sal. Tempere com pimenta rosa e salsa. Essa mesma receita fica ótima com sálvia no lugar da salsa.

quarta-feira, outubro 07, 2009

Jamie Oliver e Receitinha

2 Comments

    Quando estive em Manaus no mês de Agosto, ganhei do meu pai alguns livros de culinária e o primeiro que mostrarei aqui é o novo livro do Jamie Oliver, Revolução na Cozinha com título Ministry of Food. Esse livro tem relação com aquele programa que informei a vcs em Setembro08, na minha fantástica "conversa" com o Jamie ao vivo. O livro fala do movimento "Pass it On" criado pelo próprio Jamie no intuito de ensinar uma receita ao maior número de pessoas possível. O relato do livro é lindo, principalmente para uma Nutricionista  e Chef, como eu, que acredita q todos devem cozinhar em casa e deixar de comer tantos produtos industrializados. O programa esteve passando na GNT, mas ainda não sei ao certo o horário...

Essa é a capa do novo livro:



E essa é a minha coleção, ainda está desfalcada, mas...




Do novo livro eu jah fiz algumas receitas, mas apenas uma foi documentada e digamos que modificada...






Camembert Assado (receita modificada)

Porção: 4 pessoas
Página: 44
Ingredientes:
125g de queijo Camembert
1dente de alho
2 galhos de alecrim fresco
Azeite de oliva extravirgem para regar
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Pre-aqueça o forno à 180°. Faça um corte circular na casca do queijo, depois levante e descarte o círculo cortado. Descaque e fatie finamente o alho em lâminas. Desfolhe o galho de alecrim e disponha sobre o queijo juntamente com o as lâminas de alho. Tempere com sal e pimenta-do-reinoe regue com um pouco de azeite. Pressione as folhas de alecrim e as lâminas de alho levemente para que fiquem cobertas pelo azeite. No livro ele tbm coloca queijo parmesão ralado em cima do queijo camembert. Eu não coloquei por que não tinha um queijo parmesão de boa qualidade em casa. Acomode o queijo em um recipiente que possa ser levado ao forno por cerca de 25-30min. No livro ele serve o queijo derretido com uma massa e espinafre. Em casa, após o queijo ter derretido eu o servi em torradinhas como entrada. E fez muito sucesso. Pra quem não gosta de gosto forte de alho, pode reduzir a quantidade para 1/2 dente ou refogá-lo no azeite, sem dourar,  antes de colocar no queijo. Esse procedimento diminui a intensidade do sabor.

Enjoy!!!!


sábado, outubro 03, 2009

Delicadezza al caffè

1 Comments




Delicadezza al caffè

Porção: 4 pessoas
Ingredientes: 250g de creme de leite fresco | 15ml de licor de café | 100g de café em pó | 2 un de ovo | 250g de chocolate branco | Raspas de chocolate meio amargo para decorar
Modo de preparo:
Derreta o chocolate branco em banho-maria. Faça um café bem forte e espere esfriar. Bata os ovos em uma batedeira até que fique bem espumoso. Acrescente o chocolate branco, o café frio e o licor enquanto a batedeira ligada. Qunado estiver bem incorporado, reserve. Em uma vasilha bata o creme de leite fresco com um batedor de mão (fouet) até que ele vire chantily. Incorpore lentamente o creme de leite batido junto a mistura de chocolate branco, café e ovos. Coloque em um refratário ou em taças individuais. Decore com o chocolate meio amargo.





sexta-feira, outubro 02, 2009

Uma refeição enfeitada

0 Comments

Pense bem, uma refeição fica muito mais tentadora quando o aparelho de jantar é lindo, quando a mesa está bem posta e a apresentação do prato está harmoniosa...

Pois bem, estou querendo renovar os meu jogo de pratos aqui em casa. Tudo bem que tenho apenas 2 anos de casada, mas acontece que dois sagitarianos morando juntos é desastre na certa... ou seja, já quebramos alguns pratos e lascamos outros... haahhahahaha... normal! Nada que fuja muito da nossa realidade!!!!!

Fiz uma seleção de alguns modelos que achei liiiiiiiiiiiindo de morrer...