quinta-feira, julho 08, 2010

Feijão + caldo de feijão: a saga!!!!

5 Comments

Oi meus amores, como estão todas!!!!
Hoje o dia é para revelações e a que eu tenho para fazer na realidade não me causa constrangimento nenhum. Mas de qualquer forma é uma revelação e tanto... hihihihihi para alguns né? É o seguinte, eu amo cozinha certo? Sempre amei, desde pequena, sou nutricionista e chef de cozinha, mas tem uma coisa que eu realmente não sei fazer, ou melhor não sabia, feijão! Seja ele de qualquer espécie! Minha mãe já havia feito mil tentativas de me ensinar e eu nunca acertava. Quando comecei a dar aulas muitas pessoas ligavam para a NutriChef pedindo aulas para iniciantes e aí a necessidade falou mais alto e a moça que me ajuda em casa disse que ia me ensinar. E o modo como ela faz é realmente muito mais simples do que todos as outras receitas e métodos que tentei aprender ou tentaram me explicar. É o seguinte:
Fazendo feijão
Para fazer feijão você deve ter uma panela de pressão certo? certo! Comprei uma! Então partimos para fazer uma receitinha de feijão preto. Como não tinha certeza da minha destreza para tal receita, pedi que ela me ensinasse fazendo metade do pacote pq assim eu poderia congelar o resto!!!! Esperta, né? Então, para cozinhar lave o feijão antes, coloque na panela de pressão e cubra com água (uns 4 dedos de água acima do nível do feijão) e leve ao fogo. Quando você ouvir a pressão conte aproximadamente 30min. Passado esse tempo, abra a panela com cuidado para não explodir (hihihihi) e veja se o feijão cozinhou. Se estiver cozido, escorra os grãos e reserve a água que  sobrou. Em outra panela, refogue cerca de 3 dentes de alho (conforme gosto pessoal, tá?) com um pouco de óleo até que fiquem bem dourados. Acrescente o feijão aos poucos e refogue como normalmente você refogaria um arroz. Mexendo um pouco. Nesse momento ele vai começar a ficar cremoso e você pode adicionar o caldo reservado. Tempere com sal e pimenta e coloque uma folha de louro. Espere ferver um pouco e está pronto!!! Demais né???? Foi o método que eu achei mais infalível e se comigo deu certo, com vocês tbm tem tudo para dar!!!! Tanto é que quando o feijão congelado acabou eu me aventurei sozinha e deu suuuuuuuuuper certo... 
Aí, pude até arriscar um caldinho de feijão:
Porção: 2 pessoas
Ingredientes: 3 xícaras de chá de feijão com caldo | 4 fatias de bacon | 3 raminhos de cebolinha | sal e pimenta a gosto | 1 pimenta de cheiro
Modo de preparo: para fazer o chips de bacon, coloque as fatias sobre algumas folhas de papel toalha em um pires e leve ao microondas por 1 min ou mais, até que fique bem crocante. Em uma panela, refogue a pimentinha de cheiro com azeite ou óleo, acrescente o feijão com caldo e cerca de 1 xícara de água para aumentar a quantidade de líquido do caldo. Tempere com sal e pimenta e triture com um mixer ou no liquidificador. Volte para a panela para manter aquecido e por fim misture a cebolinha picada. 

5 comentários:

Fernando julho 08, 2010

Tamy..que show...devo confessar estou morando sozinho agora por causa dos trabalhos e proximidade da faculdade..e duvidas sempre acontece no dia dia..e essa foi uma que ainda não tinha pensado..fazer feijão...
Bom minha mãe já me ensinou mais sempre tenho duvidas..parabéns..adorei..
Beijos..

manjericota julho 08, 2010

Tamy, nota 10 para seu feijão. Bem assim q gosto, simples e de caldinho grosso...arroz branco soltinho e couve fritinha na hora...hummmm.a foto ta linda!

Bjo gde, Dani :)

Lorena Bezerra* julho 09, 2010

Ai Tamy que maravilha!
Parabéns pelo feijão!! hehehehe!!!

ThiagoSS julho 11, 2010

Tamy

No mesmo lugar que você adiciona blogs tem a opção de colocar links ai é só colocar o do Jamie que funciona =]

Anna julho 12, 2010

Ai,ai Tamy, isso e covardia...me lembrar de um feijaozinho cozido na hora. Eu adoro feijao mas nunca faco. Nao sei porque. Mas quando eu acho Restaurante brasileiro que tem um feijaozinho gostoso eu viro cliente.
Eu tenho pavor de panela de pressao, e como se eu estivesse manipulando arma de maxima destruicao. hahaha! A fatia de bacon no cantinho fez meu estomago rosnar. Tenha uma otima semana querida.

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...