segunda-feira, setembro 08, 2008

Como grelhar & receitinha

0 Comments


Grelhar significa colocar os alimentos diretamente sob calor seco e intenso. Pode ser feito com gás de cozinha, eletricidade ou carvão. É uma maneira fácil e prática de cozinhar. O processo sela a carne e mantém os nutrientes, impedindo que o suco saia e como é rápido o sabor e a umidade permanecem no alimento. 


A vantagem é que utiliza-se pouca quantidade de gordura, sendo, portanto, mais saldável.
Para que os grelhados fiquem mais saborosos é interessante mariná-los previamente, assim ficam mais saborosos e úmidos. A marinada é empregada para preparar carnes e torná-las mais macias ou para realçar seu sabor. O processo demora cerca de 2 horas, mas em geladeira pode ficar por até 24 horas. 

Existem vários tipos de marinadas:

.Seca: feita com ervas e especiarias secas e moídas e adicionadas de sal para que o alimento absorva mais rapidamente os temperos. Ideal para carnes e aves;

.Em pasta: além dos temperos, é adicionado um pouco de óleo ou azeite, molho de soja ou mesmo suco de frutas, que diminui as calorias e ajudam a ligar os temperos. O alho e a cebola também são bem utilizados. É ideal para carnes magras e peixes evitando o ressecamento. Ficam ótimas também nas hortaliças;

.Ácida: ideal para amaciar carnes mais duras. Pode ser feita com vinho, vinagre, suco de limão ou de laranja ou ainda iogurte e ligados com um pouco de óleo ou azeite. 


Para não errar:
· Por ser um modo de preparo rápido, escolha alimentos de tamanho e textura parecidos;
· Não fure ou aperte o alimento enquanto estiver preparando para evitar a saída do suco das mesmas, principalmente carnes e aves;
· No caso dos peixes, lembre-se que o processo é muito rápido. Se grelhar filés, escolha os mais firmes como linguado, salmão para não desmanchar. 

· Os camarões devem ser feitos rapidamente, por cerca de 3 a 5 minutos no total e mantendo o fogo sempre alto;
· Se as carnes, aves e peixes estiverem congelados, devem ser descongelados totalmente para evitar que soltem água e percam o efeito do grelhado na hora do preparo. 


Receita:
Há um tempo atrás eu fiz essa receita aqui em casa, mas como não tinha todos os ingredientes eu dei um toque meu e ficou bem especial!

Original:
1 filé de salmão 1 colher (de chá) de geléia de laranja
1 colher (de chá) de mostarda de Dijon
Sal e pimenta a gosto

Misture a geléia com a mostarda de Dijon. Tempere a posta de salmão com o sal e a mistura de geléia com mostarda.

Grelhe o peixe dos dois lados, em fogo médio, para o açúcar não caramelizar e queimar. O peixe não precisa ficar muito tempo no fogo, só até ficar dourado.

Meu toque: como eu não tinha  a geléia de laranja, eu usei suco de meia laranja. coloquei esse suco para reduzir na mesma frigideira que usei para grelhar o salmão (depois dele pronto), quando caramelizou acrescentei uma mistura de uma colher de sopa de mostarda, uma colher de shoyo e uma colher de creme leite. Esperei o molho engrossar um pouco e montei o prato com uma colher do molho sob o filé de salmão.

Há quem diga que eu mudei a receita... na verdade foi uma releitura, vai???

beijos queridas


0 comentários:

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...