Peço mil desculpas pelo sumiço e logo adianto que essa semana nao terei como postar receitas pois estou atolada de trabalho para iniciar a minha empresa. Sabe como é? Início é sempre complicadinho!!!!
Tbm prometo que assim que possível mandarei as fotos da Festa Junina das Bloggeiras, ok?
Hoje vou falar de sal. Bem, durante o curso de Chef de Cozinha que fiz, ouvi muito os professores falarem de Flor de Sal, da delicadeza, como o prato fica diferente e tal... fiquei curiosa e resoli pesquisar algumas coisas... Foi aí que encontrei algumas explicações sobre a verdadeira Flor de Sal e como ocorre o seu processo de "colheita".
Vejam que interessante:
Na França, a ilha de Noirmoutier que está localizada no litoral atlântico é um lugar turístico renomado, que soube preservar seu charme e suas tradições, incluindo a colheita artesanal de sal. O sal marinho da ilha de Noirmoutier é colhido artesanalmente há mais de 1500 anos. Nas salinas do litoral atlântico, a água circula em uma rede de canais e reservatórios onde o sal se cristaliza sob a ação do sol e do vento. Os chamados "sauniers" (colhedores de sal) o colhem manualmente com pás tradicionais,
Os primeiros cristais que aparecem na camada superficial das salinas são chamados de Flor de Sal e são objeto de um cuidado todo especial ao serem retirados.
A Flor de Sal é utilizada mundialmente pelos gourmets em razão de sua fineza e sabor únicos.
Mas não se engane, nem todo produto denominado "Flor de Sal" no mercado tem o mesmo procedimento de "colheita" como a Flor de Sal original. A delixadeza pode variar, mas o resultado final pode ser parecido.
Embaixo segue a imagem da Flor de Sal da Ilha de Noirmoutier:
Outras marcas de flor de sal:
Outros tipos de sal
Sal próprio para o coquetel Margherita. Não encontrei aqui em Brasília para vender.
Sal marinho de diversas partes do mundo: Sal rosa da Austrália, Sal negro do Kilauea, Sal em flocos brancos de Chipre e Sal vermelho do Hawaii. O La Palma, aqui em Brasilia, tem uma versão parecida desse sal, só que de outros lugares.
Sal com trufas negras. Caro e sensacional!!!!!
Editado: todos os tipos de flor de sal devem ser colhidos da mesma forma, no entanto, por ser um processo natural o sabor de uma pode ser diferente da outra. Na minha opinião pessoal não existe uma flor de sal ruim, o que existe são qualidades de solo, cultivo e colheita diferentes que podem gerar uma flor de sal diferente da outra! O que é muito bom, pq teremos uma grande diversidade de sabores, aromas e texturas! Vale experimentar... beijos!
6 comentários:
SIs, estou de dedos cruzados para você ser muito bem sucedida na sua empresa. MUITO SUCESSO!!! Este post está super chique, adorei as informações pois sempre me perguntei se o preço valia mesmo a pena, agora sei. Valeu lindona. Bj grande.
Gostei do post, só uma coisa... a melhor flor de sal não é francesa...é portuguesa. Colhe-se no algarve nas reservas naturais, e ao contrário da francesa, não apresenta qualquer contaminação ou poluição (francesa tem altos niveis de chumbo). Claro que a francesa é mais chic! beijos e bons cozinhados. rosa
Rosa, reli o post e não encontrei a parte onde me refiro a Flor de Sal
francesa como a melhor dentre as demais. Falo, que a verdadeira Flor de Sal é a francesa. Somente isso. De qualquer forma, fico grata pela observação.
Tamy
Colhemos Flor de Sal na Salina Eiras Largas, em Portugal, Figueira da Foz.
www.casadosal.pt
Também tenho salicórnia
casadosal@gmail.com
Fiquei em dúvida...a flor de sal aqui do Brasil não é boa?
Suely, todos os tipos de flor de sal devem ser colhidos da mesma forma, no entanto, por ser um processo natural o sabor de uma pode ser diferente da outra. Na minha opinião pessoal não existe uma flor de sal ruim, o que existe são qualidades de solo, cultivo e colheita diferentes que podem gerar uma flor de sal diferente da outra! O que é muito bom, pq teremos uma grande diversidade de sabores, aromas e texturas! Vale experimentar... beijos e obrigada pelo comentário!
Postar um comentário
Ah! Comenta né????!!!! Por favor...