terça-feira, abril 28, 2009

Diet e ligth

1 Comments

Durante a minha formação como Nutricionista sempre percebi que as pessoas de um modo geral tinham dificuldade para entender o que são alimentos diet e light. Por isso, achei importante trazer esse assunto para o blog e acabar com as dúvidas!!!!

Vamos lá...

Diet

Segundo a ANVISA os alimentos diet são aqueles especialmente formulados para atender às necessidades de pessoas em condições metabólicas e/ou fisiológicas específicas, onde um determinado componente alimentar (nutriente) não pode ser ingerido ou deve ser consumido em quantidades limitadas. Nesse grupo, por exemplo, estão os indivíduos diabéticos que devem limitar seu consumo de açúcar e os hipertensos que devem ter o mesmo comportamento com relação ao sódio, dentre outros. Um exemplo é o chocolate diet que deve ter um de seus ingredientes retirado da composição como no caso do açúcar para os diabéticos.


Light


Já os alimentos light são mais fáceis de serem exlicados, são alimentos fabricados com 25% a menos de qualquer ingrediente que antes fazia parte da sua composição. Utilizando o exemplo anterior, o chocolate quando é light deve ser fabricado com 25% menos açúcar ou gordura ou qualquer outro ingrediente para que seja considerado light.

Mas atenção, vale sempre verificar a rotulagem nutricional q é aquela tabelinha que vem na embalagem e que possui o valor nutricional por porção do produto.



Clique para ampliar

beijos e até a próxima

1 comentários:

Anônimo abril 10, 2010

Fiquei de fazer um trabalho para o colégio q exigia a comparação entre marcas de diferentes produtos com produtos light, percebi q muitos deles são menos calóricos realmente, porém nem sempre tem um numero menor de sódio , por exemplo..gostaria de saber por que isso ocorre e se é permitido q aconteça isso, já q deveria ser fabricado com 25% a menos de qualquer ingrediente..

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...