terça-feira, outubro 27, 2009

Fondue rapidinho

2 Comments

Olá pessoal,
Agradeço muitíssimo os votos de melhoras. Já me sinto um pouco melhor, dia 06/11 terei o resultado dos últimos exames que fiz e se Deus quiser estarei curada. Muito obrigada mesmo pelo carinho!
Arrisquei fazer um fondue esses dias, mas com uma receita dos meus tempos de "não-Chef", pois como não posso me esforçar tanto optei pela praticidade do industrializado. Claro que foi tudo à minha moda...


Fondue rapidinho à minha moda

Porção: 4 pessoas
Ingredientes:
1 pão italiano médio
2 colheres de sopa de creme de cebola
3 colheres de sopa de creme de queijo
2 xícaras de leite
1 dente de alho
Queijo parmesão
2 colheres de sopa de azeite
Sal, noz moscada e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Corte a tampa do pão italiano e retire parte do miolo (deixe um pouco do miolo no fundo pq isso faz toda a diferenção quando o fondue está acabando e sobra só aquele miolo de pão cremosinho no fundo). A tampa que foi retirada e o miolo servem como petisco para molhar o fondue. Preparando o fondue agora. Em uma panela, coloque azeite e o alho bem picadinho. Feito isso, apague o fogo e acrescente o leite e os dois cremes. Mexa com um fouet até que o creme se dissolva totalmente no leite. Ligue o fogo novamente e mexa até engrossar. Atenção! Não vai ficar muito grosso. Caso fique, acrescente mais leite. Quando estiver no ponto, tempere com sal, pimenta e a noz moscara e acrescente o queijo parmesão ralado na hora, aproximadamente 1/2 xícara. Mexa mais um pouco e está pronto. Coloque dentro do pão italiano, cubra o fondue com mais 1/2 xícara de parmesão e eve ao forno para gratinar. Se a beirada do pão queimar, como na foto, não tem problema, o sabor do fondue não será alterado. Eu reguei com azeite para que as bordas do pão ficassem crocantes e gostosas, mas é opcional!


No curso de Chef de cozinha que fiz aprendi o básico da culinária italiana e lá a receita de Fondue, para os italianos Fonduta, é a mais simples que já conheci, no entanto o tippo de queijo usado é difícil de ser encontrado aqui no Brasil. Caso encontre, vale a pena conprar. O nome do queijo é Bettelmatt e a receita é muito simples. Para 6 pessoas, ferva 750ml de leite e antes que ele suba acrescente o queijo cortado em cubinhos e mexa até que ele derreta completamente. Corrija o sal e a pimenta (se quiser) e está pronto. Fantástico né???

Beijos enormes para vcs!!!




2 comentários:

cucchiaiopieno.com.br novembro 02, 2009

Uau, maravilhoso este fondue! Agora que começou o frio por aqui, fica o tempo perfeito para esta receita, ja' esta' anotado!
Bjim
Léia

Anônimo abril 14, 2011

Desculpe pela ignorancia...mas com que se come esse fondue?????

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...