sábado, maio 23, 2009

A história do Tiramisú

0 Comments

Há alguns anos eu vinha sonhando com a possibilidade de fazer esse curso de gastronomia da escola ICIF e quando contei para uma amiga, pelo menos há uns 2 anos atrás, ela me disse: - Tâmara, vc tem que aprender a fazer tiramisú. Eu disse: - Claro!!!!! Sem saber nem o que era tiramisú....hhahahahahahah Passado esse tempo, vim fazer o curso (ainda estou aqui!!!! dia 6 de junho se Deus quiser eu estarei em Brasília...) e na aula de confeitaria aprendemos a fazer o tal tiramisú... Meu Jesus... que delícia... amei!!!!!! e tenho certeza que vcs vão adorar tbm...
 

Tiramisú


Porção: 10 pessoas
Ingredientes:
50ml de vinho Marsala seco
500g de biscoito savoiardi (biscoito champagne - receita de amanhã)
100g de cacau em pó
100g de café em pó
1000g de Mascarpone (tipo de queijo italiano bem cremoso)
150g de açúcar refinado
10 un ovo



Modo de preparo:
Separe as claras das gemas de ovo. Bata as claras em neve firme. Separadamente, bata as gemas com o açúcar até obter uma cor clara e um composto espumoso e liso.
Juntar o Mascarpone com as gemas e, por último, as claras em neve.
Com o pó de café passe um café bem forte e, quando estiver frio, acrescente o Marsala. Feito isso, mergulhe as bolachas duas a duas. O tempo de imersão depende do tipo de biscoito e de quanto se deseja molhá-lo.


 
Para enformar eu utilizei a argola média feita de cano de pvc. Se vc quiser fazer o mesmo formato que eu fiz, cubra a argola com filme plástico de modo que fique bem justo e deixe um espaço para que vc consiga organizar as camadas.


Como fazer as camadas:
A camada do fundo deve ser de biscoito savoiardi molhado com a mistura de café e marsala. Caso nao caiba o biscoito inteiro, coloque-o em pedaços. Em seguida, cubra com uma camada do creme feito com o mascarpone. Depois faça mais uma camada de biscoito e creme. A camada de cima deve ser de creme.
Leve a geladeira por algumas horas e antes de servir peneire o cacau em pó para decorar. 
Provem essa delícia com um belo café como fazem os italianos no final da tarde.
beijos e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...