Ai gente, tô com muita raiva dessa câmera... ainda não tive um tempinho para levá-la para arrumar. Isso pq a loja da Sony fica à 20km aqui da minha casa. Então, para não deixar o blog sem atualização vasculhei os meus arquivos de fotos (que diaga-se de passagem está uma zona!!!!!) e encontrei algumas imagens de pratos que fiz durante o curso e de alguns outros que fiz aqui em casa mesmo, mas que ainda não tinha postado!!!!O que tem pra hoje?
Hoje tem atum... essa receita eu fiz aqui em casa quando encontrei atum à R$5,00 reais o kg. Lembrei de uma receita que alguns colegas criaram no curso de chef e tentei refazê-la. Não ficou tão dourada quanto deveria e nem com a crosta bem feita. Mas ficou incrivelmente saborosa. Vale muuuuuuuuuuito o esforço!!!!
Enjoy:
Filé de atum com crosta de gergelim e ervas
Porção: 2 pessoas
Ingredientes: 2 filés altos de atum | 4 colheres de sopa de gergelim | 1 punhado de alecrim | 1 punhado de manjericão | 1 punhado de tomilho | 1 fio de azeite de oliva | 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco | sal e pimenta do reino à gosto
Modo de preparo:
Para cortar os dois filés peça ao peixeiro que limpe bem o atum, deixando-o sem pele. Em casa pegue uma das bandas e corte dois pedaços grandes de aproximadamente 2 dedos de altura. Lave em água corrente e deixe-os marinar no vinho branco por alguns minutos (Caso queira um sabor mais forte que complete o sabor marcante do atum, use shoyo para a marinada). Enquanto isso, corte as ervas finamente e misture com o gergelim. Passado os minutos da marinada temper o peixe com sal e pimenta do reino e passe azeite de oliva em volta dele. Esse procedimento facilita a fixação da crosta de ervas e gergelim. Cloque a mistura de ervas e gergelim em um pires ou recipiente que facilite o "empanamento". Muitas pessoas utilizam um pouco de farinha e água à essa mistura para dar liga. Mas eu prefiro o sabor puro das ervas com o gergelim. Quando os filés estiverem cobertos pela crosta, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e coloque os filés na frigideira. Doure os dois lados rapidamente de modo que o interior do filé ainda fique cru. Como na foto abaixo:
Para o post não ficar muuuuuuuuito longo e tbm para render as fotinhas que tenho, amanhã eu posto a receitinha da Abóbóra menina à dorê.





2 comentários:
olá!!!
a farinha custar é mais amarelada, é feita com amido de milho e tem aroma baunilhado!! dá uma côr e um aroma excelentes aos doces!!
é com ela que se faz o famoso creme custard.
beijinhos
Olá,
Que receitinha simples e boa! Adoro receitas assim! E essa combinação de peixe vegetal me agrada muito!
Beijão.
(ah, vou me incluir entre os seguidores do blog, certo?)
Postar um comentário
Ah! Comenta né????!!!! Por favor...