domingo, abril 26, 2009

Parmigiana di melanzani

4 Comments

Olá meninas,


Quer dizer que vai ter reunião de blogueiras-cozinheiras aí em bsb e eu nem vou poder participar????
Ai de vcs se nao fizerem outro encontro desses quando eu estiver de volta a bsb...
hahhahaha


Segue receitinha feita na aula de antipasti. Dá um pouquinho de trabalho, mas é muuuuuuuuuuuuito gostosa.


Parmigiana di melanzane
Berinjelas à parmegiana
Porção: 10 pessoas
Ingredientes:
30g de manjericão
50g de cebola
100g de farinha de trigo
2kg de berinjela
50g de queijo grana padano ralado
10 bolas de mussarela de búfala
800g de tomate (de preferência o italiano)
Azeite de oliva extravirgem em quantidade suficiente para fritar as berinjelas
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Lave bem as verturas (vide post: Como lavar frutas e verduras?) e fatie as berinjelas e metade dos tomates, a outra metade deve ser picada e destinada ao molho, pique a cebola bem fininha.
Depois de cortar as berinjelas, salgue-as e coloque-as em um recipiente, pode ser uma peneira, onde seja possível escorrer a água. Esse processo elimina o sabor amargo que a berinjela tem.
Com um pouco de azeite refoque a cebola, junte os tomates picados, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 min. Quando o cozimento terminar, acrescente folhas de manjericão que devem ser picadas em tiras finas. Para enriquecer seu molho, você pode usar junto aos tomates picados, alguns tomates pelados. Tem de diversas marcas, mas eu recomendo ou Raiola ou Divella.
Após escorrer o líquido da berinjela, enfarinhe cada uma das fatias e friteas em azeite quente até conseguir uma coloração dourada. Escorra o óleo em papel absorvente e salgue as fatias se for necessário.
Corte em fatias a mussarela de búfala.
Em uma forma refratária untada, intercale fatias de berinjela, mussarela de búfala, uma folha de manjericão e tomate.Polvilhe queijo grana padano ralado e leve ao forno por 30 min à 170/180°C.
Atenção: não faça torres muito grandes. Nessa da foto eu fiz uma torre com duas camadas, ou seja, duas fatias de cada ingrediente, e outra de apenas uma camada para ir ao forno. Depois de assada juntei as duas. Se fizer muito alta como a da foto para ir ao forno ela cai com o derretimento da mussarela. Outra sugestão é fincar o centro da torre com um palito de churrasco.

O molho de tomate deve ser acrescentado quente no final quando vc for servir o prato.


Outro modo de fazer é acrescentar às camadas fatias finas de carne, tipo escalope, já cozidas. O que já torna essa preparação um prato principal. Essa receita é feita assim, na Úmbria, onde eles usam escalopinhos de vitela. Chique né????




beijos queridas...

4 comentários:

cucchiaiopieno.com.br abril 26, 2009

Gostei muito do teu blog, as receitas sao italianissimas, heim? Pelo que entendi voce estuda culinaria nao é mesmo? E por coincidencia, também cozinhei o mesmo prato para o proximo post. Um abraço. Léia

Unknown abril 26, 2009

eu sai comentando em todos os blogs seus...

eu sou sagitariana sim...
de 20 de Dezembro.

Mas não moro no lago norte...é que ainda não sou nutricionista...hehe

cucchiaiopieno.com.br abril 27, 2009

Querida Tamy, sou de Goiania e moro aqui ha' 1 ano e 4 meses. Podemos sim comparar as nossas receitas, a minha é do livro do Jamie Oliver - "Il mio giro d'italia", embora a tua apresentaçao (fotos) foi de capa de livro (belissima). Visitei o site do ICIF. Nossa, como voce é bonita! Abraços fraternais. Léia

Téia maio 06, 2009

Rá, rá, rá, vamos fazer muitos outros sister. Este é apenas o primeiro. Amei esta receita, já fim uma parecida no curso da Alice. Huuummm...Bj, queridona.

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...