quarta-feira, maio 27, 2009

Risotto ai peperoni e gorgonzola

1 Comments

Olá meninas,

Se tem uma coisa na cozinha italiana que eu amo é o risotto. Durante toda a minha vida admirei muito essa preparação, mas nunca tive a sorte de fazer um risotto bem feito. Não tinha a técnica e as receitas que eu pensava em fazer nunca davam as dicas para se obter o cozimento ideal. Os italianos gostam de massas e risottos bem ao dente e eu tbm. Custo vai ser repassar esse hábito para aqueles que provarão da minha comida... em geral, o brasileiro gosta do risotto bem cozido.

Então vamos aos trabalhos:




Risotto ai peperoni e gorgonzola
Risoto de pimentão e gorgonzola

Porção: 10 pessoas
Ingredientes:
700g de arroz carnaroli ou arbóreo (para quem gosta do risotto bem cozido eu sugiro o arbóreo, mas quem quiser treinar o paladar com um risotto mais ao dente recomendo o carnaroli)
400g de pimentão amarelo
400g de pimentão vermelho
250g de queijo gorgonzola
50g de cebola
15g de alho
3,5L de caldo (esse caldo pode ser elaborado a partir de sobras de carnes ou de legumes, para esse risotto eu recomendo caldo de legumes = em uma panela adicione água, cenoura, cebola e salsão, cozinhe lentamente até que os vegetais estejam bem cozidos)
175g de queijo parmesão tipo grana padano
175g de manteiga
Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:
Pique a cebola bem fininha, se preferir passe em um processador de modo que ela fique bem picadinha. Aqueça uma panela com azeite e doure a cebola juntamente com o alho que deve ser esmagado. Depois de dourada a cebola retire o alho da panela.
Pique os pimenões em cubinhos pequenos e alguns pedaços em forma de losango para decorar..
Adicione à panela com as cebolas douradas os pimentões e o arroz, deixe o arroz tostar por alguns minutos como se faz com o arroz branco antes de adicionar a água. Feito isso, adicione o caldo aos poucos com o auxílio de uma concha, de modo que cubra o arroz. Mexa de vez em quando e sempre que o caldo secar um pouco adicione outra concha e continue nesse processo até que obtenha o ponto ao dente. Para testar o ponto retire um grão de arroz e parta-o, se o ponto branco no meio do arroz estiver mínimo o risotto está pronto. Adicione o gorgonzola e mexa rapidamente para que ele derreta. No final do preparo adicione a manteiga e o parmesão com o fogo apagado e mexa rapidamente para conseguir uma consistência cremosa.

Pronto, sem mistérios e eu nem conseguia fazer... ai Deus!!!!

hahahhahahahhah

Beijos

1 comentários:

cucchiaiopieno.com.br maio 28, 2009

Amo risoto, como toda semana, mas com peperoni e gorgonzola nunca comi - testarei a tua receita que tem um aspecto otimo. Um abraço
Léia

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...