quarta-feira, outubro 28, 2009

Uma receitinha que fiz em Manaus

3 Comments

Quando estive em Manaus, em Agosto e Setembro, fiz dois jantares para aproximadamente 16 pessoas. Na primeira ocasião, aniversário da minha vozinha, dia 10 de Agosto, servi como segundo prato Qualie con il risotto, que é um prato tradicional da culinária italiana da região de Marche, mas, claro, que mudei algumas coisinhas. Segue abaixo então a receita.

 






Qualie con il risotto
Porção: 16 pessoas
Ingredientes:
16 codornas
16 fatias de presunto de parma ou presunto cru
300ml de vinho branco seco
70g de echalotes (aquelas cebolas miudinhas)
1 pacotinho de cogumelo porcini seco
Azeite de oliva extravirgem para untar a forma
700g de arroz carnaroli
300g de manteiga
150g de queijo parmesão (grana padano)
3l de caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Tempere as codornas com sal e pimenta, envolva com um presunto e amarre com um barbante. Unte uma forma com azeite e posicione as codornas na assadeira. Descasque as echalotes e corte em quatro, distribua sobre as codornas. Em uma panela, esquente um pouco de água e coloque os cogumelos para hidratar, quando a água já estiver bem escura e os cogumelos bem molinhos, reserve a água e corte os cogumelos em pedacinhos e distribua sobre a codorna e regue com a água da hidratação. Por fim, acrescente o vinho branco seco. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Se quiser dar um brilho especial às suas codornas coloque um pedaço pesqueno de manteiga gelada sobre cada uma delas, na metade do tempo de cozimento. Para o risotto, toste o arroz levemente com um pedaço de manteiga, feito isso, vá acrescentando aos poucos o líquido e mechendo constantemente para que o arroz solte o amido. Acrescente caldo, conforme ele evapora. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga, uma colhereda do líquido que restou no funda da assadeira da codorna e o queijo ralado, mexa com movimentos regulares para a manteiga e o queijo sejam incorporados ao preparo. Seu jantar especial está pronto... Ah! não esqueça de corrigir o sal no fim do preparo!



É comum as pessoas rechearem aves, a modificação  que fiz na receita é que preparei uma mistura de farinha de rosca, tomilho, sal, pimenta e manteiga e recheei cada uma das codornas. Ficou excelente o sabor.

beijos

3 comentários:

Sarah outubro 29, 2009

Tamy, que lindo os pratos!!! Adoro codorna, mas nunca fiz!!!

Bjos

cucchiaiopieno.com.br novembro 02, 2009

So' consigo cozinhar para (no maximo) 8 pessoas, sinao fico doida - hehehe!
Adorei o risoto.
Bjos
Léia

Lady fevereiro 03, 2012

Sou como você, adoro o risotto! Você ensina direitinho como a minha mãe fazia. Nunca deixar a cebola ultrapassar do ponto de transparência. Ela perde a qualidade para risotto, queimada... nem pensar. Só que eu quero comprar uma panela especial para fazer risotto. É uma frigideira funda e que tenha tampa, pois alguns risotto tem um acabamento que é preciso abafar! Eu vi seu post sobre as panelas Silit e é desta marca a frigideira que eu quero, mas não consigo achar uma loja que venda. Caso saibas me avisa please.

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...