segunda-feira, janeiro 25, 2010

Ainda sem câmera...

2 Comments








Ai gente, tô com muita raiva dessa câmera... ainda não tive um tempinho para levá-la para arrumar. Isso pq a loja da Sony fica à 20km aqui da minha casa. Então, para não deixar o blog sem atualização vasculhei os meus arquivos de fotos (que diaga-se de passagem está uma zona!!!!!) e encontrei algumas imagens de pratos que fiz durante o curso e de alguns outros que fiz aqui em casa mesmo, mas que ainda não tinha postado!!!!


O que tem pra hoje? 


Hoje tem atum... essa receita eu fiz aqui em casa quando encontrei atum à R$5,00 reais o kg. Lembrei de uma receita que alguns colegas criaram no curso de chef e tentei refazê-la. Não ficou tão dourada quanto deveria e nem com a crosta bem feita. Mas ficou incrivelmente saborosa. Vale muuuuuuuuuuito o esforço!!!!


Enjoy:


Filé de atum com crosta de gergelim e ervas

Porção: 2 pessoas
Ingredientes: 2 filés altos de atum | 4 colheres de sopa de gergelim | 1 punhado de alecrim | 1 punhado de manjericão | 1 punhado de tomilho | 1 fio de azeite de oliva | 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco | sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:
Para cortar os dois filés peça ao peixeiro que limpe bem o atum, deixando-o sem pele. Em casa pegue uma das bandas e corte dois pedaços grandes de aproximadamente 2 dedos de altura. Lave em água corrente e deixe-os marinar no vinho branco por alguns minutos (Caso queira um sabor mais forte que complete o sabor marcante do atum, use shoyo para a marinada). Enquanto isso, corte as ervas finamente e misture com o gergelim. Passado os minutos da marinada temper o peixe com sal e pimenta do reino e passe azeite de oliva em volta dele. Esse procedimento facilita a fixação da crosta de ervas e gergelim. Cloque a mistura de ervas e gergelim em um pires ou recipiente que facilite o "empanamento". Muitas pessoas utilizam um pouco de farinha e água à essa mistura para dar liga. Mas eu prefiro o sabor puro das ervas com o gergelim. Quando os filés estiverem cobertos pela crosta, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e coloque os filés na frigideira. Doure os dois lados rapidamente de modo que o interior do filé  ainda fique cru. Como na foto abaixo:






Para o post não ficar muuuuuuuuito longo e tbm para render as fotinhas que tenho, amanhã eu posto a receitinha da Abóbóra menina à dorê.


2 comentários:

Sónia Meirinho janeiro 26, 2010

olá!!!

a farinha custar é mais amarelada, é feita com amido de milho e tem aroma baunilhado!! dá uma côr e um aroma excelentes aos doces!!
é com ela que se faz o famoso creme custard.

beijinhos

Marly janeiro 26, 2010

Olá,

Que receitinha simples e boa! Adoro receitas assim! E essa combinação de peixe vegetal me agrada muito!

Beijão.

(ah, vou me incluir entre os seguidores do blog, certo?)

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...