terça-feira, junho 29, 2010

Estreiando as canecas

4 Comments

Oie...
Voltando para esquentar o friozinho !!!!
Nossa, aqui em Brasília tem feito tanto frio que vocês nem imaginam!!!! Esses dias fiz um chocolatezinho para espantar o frio e claro, estrear as canequinhas novas... tudo bem que o meu cálculo de quantidade não foi dos melhores e eu não consegui encher as duas canecas, mas tudo bem, essa receitinha é bem calórica mesmo então é melhor não exagerar!
Chocolate quente

Porção: 4 pessoas
Ingredientes: 1/2 barra de chocolate meio amargo | 1/2 barra de chocolate ao leite | 4 colheres de sopa de creme de leite | 4 colheres de sopa de leite moça | 1/2 litro de leite
Modo de preparo:
Quebre os quadradinhos de chocolate e reserve. Aqueça o chocolate com o creme de leite, quando o chocolate estiver bem derretido, acrescente o leite. Misture e coloque o leite moça até ficar homogêneo. Deixe ferver um pouco para que fique quente, porém, bebível! Prontinho!!!!


Eu, querendo imitar a Kopenhagen coloquei quadradinhos de chocolate no fundo e deu suuuuuuuuuuper certo... é claro que eu coloque só uma em cada caneca... meu lado Nutricionista não me deixou colocar mais, mas coloquem quanto quisere. O gosto é de vocês!!!!
Beijos

segunda-feira, junho 28, 2010

Encontre sua cara metade!!!!

2 Comments

Aula Vida Light - 07 de Julho

0 Comments

Desafio Verde e Amarelo: regras e premiação

4 Comments


Pensei, pensei e pensei e acho que cabe uma premiação para esse desafio. Então, seguem as regrinhas básicas para que todos possam participar! Espero que gostem....

As regras são as seguintes:

a) Os cozinheiros devem preparar uma receita que contenha, pelo menos, 1 ingrediente verde e 1 um ingrediente amarelo;
b) As receitas devem ser publicadas até o final da copa nos jogos do Brasil (levando na fé que o Brasil estará na final!!!) - basta 1 receita para participar;
c) Caso o Brasil não chegue a final (sai pra lá urucubaca!) valerão as receitas publicada até o último jogo da nossa seleção;
d) Para participar é necessário ser seguidor do blog, morar no Brasildeixar o link da sua postagem no comentário desse post. As imagens dos pratos serão postadas aqui no blog;
e) Jure popular: as receitas passarão por uma comissão julgadora (a escolher) e pelo juri popular (que são os leitores assíduos do blog);
f) O resultado sairá no dia 12 de Julho após a final da Copa;
g) O prêmio: uma linda petisqueira da Camicado na cor azul bebê.


Aguardo as receitinhas!!!!

Brócolis

1 Comments

Olá queridonas,
Hoje trago para vocês uma das dúvidas mais freqüentes dos meus alunos nas aulas de culinária: como fazer brócolis sem deixá-lo escuro?
Aqui está a foto do brócolis recém-cortado:
Essa é a foto do brócolis pronto, salteado no azeite com alho:
Brócolis salteado
Porção: 2 pessoas
Ingredientes: 12 flores de brócolis (americano) | 2 dentes de alho grandes | azeite, sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Corte as flores do brócolis, lave e higienize. Em seguida, coloque em uma panela com água fervente por cerca de 7 minutos. Prepare uma vasilha com água filtrada e cubos de gelo. Passado os 7 minutos, retire os brócolis da água e coloque na vasilha com água gelada. A água do cozimento pode ser usada para fazer arroz, assim, as vitaminas do brócolis que foram perdidas na água podem ser empregadas a outros alimentos. Enquanto o brócolis está na água gelada, aqueça uma frigideira e coloque azeite para refogar o alho (picadinho ou em lâminas). Quando o alho estiver levemente dourado coloque as flores e salteie. Tempere com sal e pimenta e está pronto.
Espero que gostem...

sexta-feira, junho 25, 2010

Desafio Verde e Amarelo

8 Comments

Olá queridas!!! Vcs lembram do desafio lançado após o último jogo do Brasil, né? Então, hoje tem mais um jogo e para animá-los um pouco mostro para vocês a receita da queridona Rachel do blog Na Biroskinha que aderiu ao desafio!!!! Vejam como a combinação de cores da nossa bandeira nos rende pratos maravilhosos!!!! 
Estou aguardando a participação de vocês!!!!
Beijos,
Tamy

quinta-feira, junho 24, 2010

Desafio do Delícias e Talentos

4 Comments

Descobri um desafio super legal: cozinhar com ingredientes que comecem com a letra M. O desafio é do blog Delícias e Talentos e estou contribuindo com a receita que foi do curso Vida Light do dia 16 de Junho.

Muitas colegas estão participando desse desafio e acho que todos deviam participar. As regras são as seguintes:
a) Os cozinheiros deverão
confeccionar uma receita que contenha, pelo menos, 2 ingredientes começados por "M" (mas quantos mais tiver melhor!).
b) As receitas deverão ser publicadas a partir de hoje, até Sábado, dia 26 de Junho.
c) Basta enviar o link da publicação (até dia 26 de Junho) para o email do Delícias e dia 27 será publicada a listagem com todas as participações para visitarmos! As receitas vão sendo expostas na galeria conforme forem recebidas.
Nota: Só serão aceites receitas publicadas entre o dia 02/06/10 e 26/06/10.
Essas regras foram postadas pela dono do blog Delícias e Talentos ok?

Segue a receitinha pessoas...

Sorbet de manga

Porção: 4 bolas
Ingredientes: 250g de MANGA | 2 colheres de sopa de licor 43 | 1 colher de sopa de suco de limão | 2 colheres de sopa de MEL | 2 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo: pique a manga em cubos pequenos, coloque em uma vasilha rasa e leve ao freezer para congelar. Depois de congelada, bata no processador ou no liquidificador com todos os ingredientes até virar um purê expesso. Coloque em um refratário e leve ao freezer novamente até fique duro o suficiente para formar bolas.

Prontinho... minha receita com dois ingredientes com M. 

quarta-feira, junho 23, 2010

Como fazer leite com espuma?

8 Comments

Nossa, fiquei tão feliz quando descobri essa receita no The Kitchn!!!!
Aqui em casa amamos café, não é atoa que um dos presentes do dia dos namorados que dei para o maridex foram aqueles café aromatizados que mostrei no post de ontem! O café fica incrivelmente cremoso e com uma espuminha perfeita. Sabe quando você toma café  em uma cafeteria e sente um certo aveludado na boca? Pois é, é o que sentimos após fazermos essa receitinha...
Como fazer leite com espuma?

Ingredientes: leite (hahahahahha)
Modo de preparo: 


Encha uma vasilha de vidro (com tanta) com leite gelado (ideal que seja à 4°C) até a metada do frasco. Tampe-o e chacoalhe por 30 segundos ou até que o leite dobre de volume (como na foto). Feito isso, destampe e leve ao microondas por 30 segundos. A espuma ficará abundante e espessa. Com o café pronto, coloque o quantidade de leite de sua preferência e com uma colher coloque a espuma sobre ele. Dica: eu usei esse frasco que tem a boca meio estreita o que dificultou na hora de retirar a espuma. Meu conselho é usar um frasco aqueles que vem com azeitona, sabe? Que tem a boca mais larga e é comprido também. Assim você pode colocar uma quantidade adequada de leite e vai conseguir tirar a espuma mais facilmente!


Aí está o café com espuma... é claro que não fica idêntico ao da cafeteria mas o sabor é incrível e dá pra matar a vontade de tomar um café com leite beeeeeeeeeeeeeeeeeem gostoso! Ao lado vocês observam fatias da baguete do La Boulangerie. Sempre ouvi dizer que era um maravilha esse lugar, comprei e para dizer a verdade não gostei muito dessa baguete. O ciabatta que compramos estava gostoso mas não tinha o mesmo tipo de massa que um ciabatta deve ter e essa baguete da foto achei um pouco azeda. Talvez tenha sido um erro na fornada. Vou dar uma segunda chance! Qualquer dia passarei lá novamente!!!!!


Eu fiz essa receita no fim do dia quando marido chegou mais cedo do trabalho. Tivemos uma baita surpresa ao perceber que tínhamos companhia para o nosso lanchinho. Uma joaninha muito da sua fofa estava em nossa fruteira!

terça-feira, junho 22, 2010

Comprinhas

5 Comments

Olá meus amores...
Estou me rebolando para dar conta de tudo que eu tenho que fazer no dia. Cada dia fica mais difícil, mas prometo não abandonar o blog. Tenho crescido muito profissionalmente e sinto que esse é o momento de me dedicar ao máximo ao trabalho e à minha carreira. Tenho deixado os meus posts programados o máximo que posso e tenho visitado as queridas amigas que me acompanham, já tem tanto tempo, a medida do possível! Por favor, não me abandonem hein????
As receitas ficam para amanhã, hoje trago para vocês algumas comprinhas que andei fazendo!!!!

Canecas por apenas R$1,99 cada!

Colherzinhas idênticas as do blog Tartelette
Faisselle Ice Cream & Raspberry Popsicles

Cafés aromatizados deliciosos!!!!
Amanhã tem uma receitinha maravilhosa para vocês...

sexta-feira, junho 18, 2010

Uma feira na França

2 Comments

Gente, que sonho fazer compras de ingredientes fresquinhos em uma feira chamosex como essa!
A dona do blog Saídos da Concha conta um pouquinho como foi a experiência:
"Um dos grandes prazeres de estar em França é poder ir aos mercados de rua. Os franceses são imparáveis no que toca à apresentação dos frutos e legumes e tem muita graça ver todas as pessoas (homens incluídos) com o seu cesto de verga debaixo do braço. Era lá que comprávamos o nosso picnic diário: uma baguette, um queijo local, sumo de maçã, uns morangos..." CONSTANÇA CABRAL





Que sonho não  é mesmo???

quarta-feira, junho 16, 2010

É pra você Anna

3 Comments

Gente,


Desde que postei o blog da Anna ela tem me visitado aqui e temos trocados alguns comentários bem legais... e fazendo oq eu sempre gosto de fazer que é vasculhar blogs encontrei uma super coincidência entre nós. Temos o mesmo espremedor de limão... não é demais???


É claro q a foto do meu não ficou perfeita, mas dá pra vocês terem uma idéia!!!


O espremedor dela:


img_4838


O meu espremedor:




Adorei!!!!

Beijos a todas

terça-feira, junho 15, 2010

Hoje tem jogo do Brasil

5 Comments



Amores, 


Hoje é o primeiro jogo do Brasil na Copa e para que a gente não fique de fora dessa decidi criar o Desafio Verde&Amarelo. É muito simples!!!
Crie uma receitinha com ingredientes verde e amarelos, copie o banner e publiquem no blog de vocês!!!


Que tal???


Para dar o primeiro gol rumo ao hexa posto para vocês uma receitinha de bruscheta com tomatinhos verdes e amarelos...



Bruscheta verde amarela

Porção: 2 pessoas
Ingredientes: 1 punhado de tomate cereja do tipo verde | 1 punhado de tomates tipo pêra amarelos | 4 tomates (que eu não sei o nome) amarelos | 2 pães franceses | sal, pimenta e azeite à gosto | molho pesto para regar | queijo parmesão para gratinar


Modo de preparo:
Lave e higienize os tomates. Corte os pães ao meio e retire o miolo. Pré-aqueça o forno à 200°C. Em uma vasilha coloque os tomates cortados da forma que você bem quiser e tempere com sal, pimenta e azeite. Disponha sobre os pães e rale o queijo por cima. Leve ao forno até derreter o queijo. se você gosta de um pão mais torradinho, deixe por mais tempo ou torre o pão antes de recheá-lo.


Prontinho...


Beijos

segunda-feira, junho 14, 2010

A tradicional farofa da família Rolim

2 Comments

Oi minhas queridas,

Não fiquem de mal de mim, hein? Fiquei só uns dias sem postar!!!! Hoje volto com força total,  e amanhã teremos uma novidade super legal aqui no blog... vamos ver quem vai encarar!

Esse fds dos namorados não foi nada bom pra mim... estou com uma gripe chata pra kralho... mas o bom é q eu e marido decidimos comemorar na quinta, quando eu ainda não estava muito ruim. Fomos no La Benedicta um restaurante super fofo que fica na 414 Norte. Adorei, atmosfera bem aconchegante!!!! Vale a pena viu???

Quanto a receita de hoje, devo dizer que ela não é nada ligth. Mas é uma receitinha tradicional da minha família e minha mãe como ótima cozinheira sempre faz nos fds que vou almoçar. A versão dela tbm tem bacon e banana e fica divina!!!!


Farofa de Ovo

Porção: 2 pessoas
Ingredientes: 2 ovos | 1/2 cebola pequena | 2 colheres de sopa de óleo | 1 colher de sopa de manteiga | 1 xícara de farinha de mandioca fina e torrada | sal a gosto.

Modo de preparo: 
Corte a cebola finamente (pode ser no processador) e reserve. Em uma frigideira aquecida coloque o óleo e derreta a manteiga. Feito isso, acrescente a cebola e deixe dourar um pouco. Em seguida, adicione os ovos e misture bem até que fiquem cozidos mas sem secar totalmente a gordura. Nesse momento, coloque a farinha e mexa bastante até que a farinha absorva a gordura. Deixe o fogo ligado por mais uns minutinhos para que a farinha fique crocante. Tenha cuidado para não queimar. Tempere com sal e sirva quentinha. 

Se quiser fazer como a minha mãe, com bacon e banana, você deve colocar primeiro o bacon (e a cebola) para fritar e deixá-lo bem levemente crocante. Em seguida coloque a banana, que não precisa ser muito madura e deixe-a dourar. Por último quebre os ovos e finalize o processo da mesma forma que a farofa de ovo!

Gostaram?

Beijos

quarta-feira, junho 09, 2010

Polenta con fonduta

8 Comments

Olá queridas...

Olha só, é possível contar nos dedos todas os tipos de comidas que eu não como, não gosto e que de fato tem total desgosto... hhahahaha!!!!
Uma delas é a polenta e não dá para fazer um curso de chef de cozinha totalmente baseado na culinária italiana e não pensar em polenta, certo? Pois é, o que ocorreu comigo foi que descobri modos maravilhosos de se fazer polenta e de fato acabei gostando da bendita. No entanto, um belo dia de frio em Flores da Cunha, eu, marido e amigos resolvemos comer num lugar meio suspeito. Uma charcutaria bem modesta que tinha polenta frita, queijo regional e copa todos caseiros. Comemos com pães caseiros tbm. Na 'madrugada boladona' comecei a me sentir indisposta e segui a noite passando muito mal, fiquei internada por um dia tomando soro e descobrimos que o problema todo estava na polenta, pois eu fui a única que comi e todos os outros não passaram mal!!!! Aí, que está o x da questão... voltei a não querer comer polenta... para ser bem sincera, não gosto nem de lembrar o gosto... mas não vai ser por isso, que eu não vou passar para vocês essa receitinha bem legal de polenta, né???

seguindo com o martírio (rs)...


Polenta con fonduta
Polenta com fondue

Porção: 10 pessoas
Ingredientes: 2 xícaras de farinha de milho grossa | 2 xícaras de  de queijo bettelmatt (eu usei gruyere) | 750ml de leite | 3 gemas | 100g de talos de salsão | 2 colheres de sopa de manteiga | sal a gosto.

Modo de preparo:
Para a polenta: ferva 1,5l de água, adicione o sal e a farinha de milho, aos poucos e mexa continuamente para não empelotar. Deixe cozinhar por cerca de 40min, mexendo de vez em quando. 
Para a fonduta: ferver o leite e adicionar o queijo cortado em cubinhos. Mexa até derreter. Bata as gemas em um recipiente e depois acrescente a misture de leite e queijo. Mantenha aquecido para engrossar e cozinhar a gema. 
Montando o prato: corte os talos de salsão em fatias finas  (julienne) e refogue com um pouco de manteiga. Arrume no prato a fonduta e sobre ela a polenta que pode ser servida em forma de quenelles como as que fiz. Posicione o salsão sobre elas ou faça a decoração que quiser. Se sobrar manteiga do refogado, coloque um pouco de água para recuperar e faça um molho para colocar por cima. 

Show de bola - hrr hrr - para quem gosta, é claro!!!

terça-feira, junho 08, 2010

Muffins de chocolate a minha moda

5 Comments

Não sei se já declarei aqui a minha fascinação por bolo de chocolate e agora com essa onda de cupcakes me deleito com essas maravilhas e claro, com muita, muita calda de chocolate!!!!

E claro que essa febre de cupcakes me fez comprar milhões de forminhas diferentes e eu não vou negar que amo comprá-las!!! E posso dizer com toda certeza que as vermelhinhas da Le Creuset são as melhoras forminhas de silicone da ERA!!!!



Agora segue a receitinha:



Muffins de chocolate à minha moda

Porção: muitos (rs)
Ingredientes: 1 xícara de chá de leite | 3 colheres de manteiga ou margarina | 3 ovos | 2 xícaras de chá de farinha de trigo | 1 xícara de chá | 1 xícara de chá de chocolate em pó | 1 xícara de chá de açúcar | 1 colher de sopa de fermento químido em pó | 1 xícara de raspas de chocolate em barra para cobertura | 1 caixinha de creme de leite.


Modo de preparo: 
Separe as gemas das claras e reserve. Bata na batedeira, as gemas, o açúcar e a margarina (ou manteiga) até obter um creme claro e homogêneo. Em seguida, incorpore a farinha de trigo e o leite aos poucos até que a massa fique leve. Acrescente o chocolate em pó e continue batendo.
Por último coloque o fermento, misture bem e reserve. Em outro recipiente bata as claras em neve e incorpore a massa do muffin lentamente, em movimentos circulares e de baixo para cima. Coloque em forminhas untadas e enfarinhadas e leve ao forno pré-aquecido à 200ºC por aproximadamente 30min (claro que isso depende do seu forno!!!!). 
Para a calda de chocolate: Coloque o creme de leite para aquecer (vale diluir com um pouco de água) em um panela, quando estiver quente coloque as raspas de chocolate e misture bem até desmanchar. Você pode, se quiser, colocar um pouco de canela para dar um toque a mais no sabor! Deixe ferver um pouco e está pronta!!!!