quarta-feira, junho 09, 2010

Polenta con fonduta

8 Comments

Olá queridas...

Olha só, é possível contar nos dedos todas os tipos de comidas que eu não como, não gosto e que de fato tem total desgosto... hhahahaha!!!!
Uma delas é a polenta e não dá para fazer um curso de chef de cozinha totalmente baseado na culinária italiana e não pensar em polenta, certo? Pois é, o que ocorreu comigo foi que descobri modos maravilhosos de se fazer polenta e de fato acabei gostando da bendita. No entanto, um belo dia de frio em Flores da Cunha, eu, marido e amigos resolvemos comer num lugar meio suspeito. Uma charcutaria bem modesta que tinha polenta frita, queijo regional e copa todos caseiros. Comemos com pães caseiros tbm. Na 'madrugada boladona' comecei a me sentir indisposta e segui a noite passando muito mal, fiquei internada por um dia tomando soro e descobrimos que o problema todo estava na polenta, pois eu fui a única que comi e todos os outros não passaram mal!!!! Aí, que está o x da questão... voltei a não querer comer polenta... para ser bem sincera, não gosto nem de lembrar o gosto... mas não vai ser por isso, que eu não vou passar para vocês essa receitinha bem legal de polenta, né???

seguindo com o martírio (rs)...


Polenta con fonduta
Polenta com fondue

Porção: 10 pessoas
Ingredientes: 2 xícaras de farinha de milho grossa | 2 xícaras de  de queijo bettelmatt (eu usei gruyere) | 750ml de leite | 3 gemas | 100g de talos de salsão | 2 colheres de sopa de manteiga | sal a gosto.

Modo de preparo:
Para a polenta: ferva 1,5l de água, adicione o sal e a farinha de milho, aos poucos e mexa continuamente para não empelotar. Deixe cozinhar por cerca de 40min, mexendo de vez em quando. 
Para a fonduta: ferver o leite e adicionar o queijo cortado em cubinhos. Mexa até derreter. Bata as gemas em um recipiente e depois acrescente a misture de leite e queijo. Mantenha aquecido para engrossar e cozinhar a gema. 
Montando o prato: corte os talos de salsão em fatias finas  (julienne) e refogue com um pouco de manteiga. Arrume no prato a fonduta e sobre ela a polenta que pode ser servida em forma de quenelles como as que fiz. Posicione o salsão sobre elas ou faça a decoração que quiser. Se sobrar manteiga do refogado, coloque um pouco de água para recuperar e faça um molho para colocar por cima. 

Show de bola - hrr hrr - para quem gosta, é claro!!!

8 comentários:

Cool Chic Style Fashion junho 09, 2010

Ma che bella questa polenta , hai sistemato molto bene nel piatto :)

»¤Þ䵣䤫 junho 09, 2010

Linda essa polena, se acredita que até hoje só passei uma vez mal com comida e foi uma coxinha da feira de Maringá - PR , fiquei três dias muito mal hein! Eu amo polenta, todas que eu comi até hoje eu adorei! Bjinhos

Isabel Salvador junho 09, 2010

Ficou linda a tua polenta amiga,e com uma apresentação de gormet,jinhosss

Trainee de Cozinheira junho 09, 2010

Eu não gosto de polenta, mas acho que tem aquela implicância junto hehe, achei a sua bem apetitosa e a apresentação nem se fala, fiquei tentada...bjs
Maura

Renata junho 09, 2010

Que infeliz acontecido!!! mas que delícia de prato! E que lindíssima apresentação, parabéns! Eu, como adoro polenta de qualquer jeito vou tratar de aproveitar!

Um abraço,
Renata

Renata junho 09, 2010

Tenho que te dizer que també não sou uma entusiasta da polenta.. Mas essa aí.. Hmmm!!

Beijos!

Rachel junho 09, 2010

Pois para mim é tudo, adoro polenta.
Agora, vamos combinar, essa está de cair o queixo, menina... deve ficar muito gostosa essa fonduta.
Não tenho outra alternativa senão, fazer aqui pra ver, né?!
Bjuss!!!

Anna junho 10, 2010

Polenta era o prato preferido da minha avo, (italiana) ela fazia com frango em molho, e eu adorava. Entao agora toda vez que eu como polenta eu penso nela. Adorei a fonduta.

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...