sexta-feira, novembro 13, 2009

Filetto di manzo al vino rosso

1 Comments




Filetto di manzo al vino rosso
Filé bovino ao vinho tinto

Esse prato é um clássico da culinária italiana da região do Piemonte. Ela é servida tradiocionalmente com "patate saltate al burro" batatas salteadas na manteiga.
Porção:2 pessoas


Ingredientes: 2 filés altos com aproximadamente 80g | 1/2 cálice de vinho tinto seco | 1/3 cálice de caldo de carne | sal e pimenta-do-reino à gosto.




Modo de preparo:

Em uma frigideira anti-aderente, coloque um fio de azeite e espere aquecer, disponha os dois pedaços de carne temperados com sal e pimenta-do-reino a seu gosto. Feito isso, espere que ambos os lados estejam dourados e acrescente o caldo de carne, que pode ser em tablete mesmo e deve estar bem concentrado, em seguida, depois que esse líquido estiver fervendo, acrescente o vinho tinto seco e abaixe o fogo e espere por aproximadamente 20min para reduzir o volume, depedendo da frigideira, esse tempo pode se estender um pouco. Caso você não tenha paciência de esperar, vale sempre o truque do amido de milho, acrescente uma colher de café diluído em um dedo de água e coloque aos poucos  na redução de vinho até obter a consistência desejada. Eu costumo deixar a carne na frigideira enquanto a redução está acontecendo pois gosto do sabor da carne, mas o certo mesmo é retirar a carne, ok? Também, como aprendi no ICIF, costumo colocar um dente de alho e um ramo de tomilho ou alecrim logo que coloco o caldo de carne na frigideira para dar sabor. Fica divino!



Beijos e até amanhã... prontas para o encontro de Rainhas???

1 comentários:

Anônimo novembro 15, 2009

Tamy, adorei te conhecer. O seu blog é muito sofisticado, com muitas informações. Realmente você é uma grande Chef. Sucessos.Zezé

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...