segunda-feira, novembro 16, 2009

Spuma alla vaniglia con nocciole

4 Comments



Durante o encontro das Rainhas do Lar, muitas meninas me perguntaram sobre sobremesas, não é o meu forte, mas resolvi procurar nas minhas fotos do curso e achei essa que é mais do que deliciosa...




Spuma alla vaniglia con nocciole pralinate
Espuma de baunilha com avelã caramelada


Porção: 10 pessoas
Ingredientes: 
Para a espuma:
420 ml de leite | 35g de farinha de trigo | 80g de açúcar cristal | 2 gemas de ovo | 1 ovo | 1 colher de café de essência de baunilha ou 1/2 fava de baunilha | 200g de creme de leite fresco | 3 folhas de gelatina.


Para o pralinete avelãs carameladas:
100g de avelãs | 100g de açúcar


Para o merengue italiano:
125g de açúcar italiano | 4 claras de ovo

Modo de preparo:

O primeiro passo é preparar a "crema pasticcera" (creme de confeteiro): bata o ovo e as gemas  com açúcar, acrescente a farinha de trigo sem deixar de bater. Em uma panela ferva o leite com a fava baunilha ou essência. Quando ferver, retire do fogo, e junte a essa preparação os ovos e misture bem com um fouet (batedor de mão). Leve essa mistura ao fogo baixo e mexa até ferver e engrossar. 


O segundo passo é: amolecer as folhas de gelatina em água fria. Quando amolecida acrescente à crema pasticcera e bater bem.


O terceiro passo é fazer o merengue italiano: na batadeira bata as claras com 25g de açúcar até que endureça como no ponto para cobertura de bolo. Em uma panela, faça uma calda com o restante do açúcar (100g) + 60%¨desse conteúdo de água. Essa calda deve ficar pronta quando chegar à temperatura de 119°C. Acrescente a calda pronta e ainda quente às claras batidas com o açúcar e continue batendo. Não desligue a batedeira durante esse processo.


O quarto passo é bater o creme de leite fresco até obter um chantilly. ao finalizar  esses passos, misture tudo em uma vasilha. 


O quinto passo é fazer a pralinate (caramelizar as avelãs): primeiramente faça a calda de caramelo e depois acrescente às avelãs a calda. Feito isso, jogue sobre uma bancada de granito ou peça fria e espere esfriar. Em seguida, triture com uma faca. Depois de triturada acrescente ao creme obtido no quarto passo. Reserve algumas avelãs carameladas para enfeitar o prato. 


Para gelar, você pode colocar em forminhas individuais ou em um recipiente único e depois de gelada cortar e servir. O tempo de congelador é o suficente para que ela gele. É importante não deixá-la congelar.


Bem meninas, depois de tudo isso vcs podem entender o por que não gosto de fazer sobremesas sofisticadas... ai... dá muito trabalho!!!!


Beijok

4 comentários:

Sarah novembro 16, 2009

Vc é muito muito má!!! Eu queroooooooooooooo!!!hehe

Bjos

»¤Þ䵣䤫 novembro 16, 2009

Muito lindo, babei aqui! Parabéns! Bjinhos

cucchiaiopieno.com.br novembro 17, 2009

Querida Tamy, amei a receita, principalmente a tua explicaçao - nao tem como errar!
Bjim
Léia

Postar um comentário

Ah! Comenta né????!!!! Por favor...